Registros com conteúdo digital
 
 
 
   
Últimas aquisições
Ano edição  
Material
Idioma
Ordenação
  Registros com conteúdo digital  
  Todos os campos Ordenação
  Norma Número
 
Últimos avisos  
APRESENTAÇÃO
31/05/2017

A Gerência de Acervo Técnico (GEATE) tem como missão sistematizar, processar e disponibilizar as informações bibliográficas na área de meio ambiente e recursos hídricos no âmbito do Distrito Federal. Os bibliotecários são os profissionais responsáveis pela formação do acervo, pelo processamento técnico da informação bibliográfica e pela disponibilização dos produtos e serviços informacionais.

 

A GEATE apoia o processo de gestão ambiental, dando suporte informacional às atividades técnico-científicas do Brasília Ambiental, com vistas a tornar-se referência na difusão da informação ambiental no DF.

 

A Biblioteca Digital (BDI) disponibiliza de forma ágil e eficaz acesso remoto simultâneo e ilimitado ao catálogo online e ao conteúdo digital completo para consulta de toda sociedade, democratizando o acesso às informações ambientais do DF e auxiliando no processo decisório do Instituto. Para democratizar o acesso ao conteúdo de seu acervo, a BDI disponibiliza textos integrais de legislações, atos administrativos, publicações institucionais, planos de manejo, educação ambiental e estudos ambientais, além de teses, dissertações e monografias de seus servidores.

ACESSO
31/05/2017

O acesso ao acervo da BDI é aberto a todos os usuários - internos ou externos. Contudo, algumas funcionalidades só estão disponíveis aos servidores do Brasília Ambiental, por meio de login e senha:

 

I. Agendar consulta e empréstimos de obras impressas;

II. Efetuar a renovação e a reserva de obras impressas;

III. Solicitar levantamentos bibliográficos;

IV. Salvar obras de interesse em lista de favoritos;

V. Sugerir aquisição de obras;

VI. Avaliar as obras do acervo;

VII. Cadastrar perfil de interesse do usuário e receber notificação por e-mail quando algum material de interesse for incluído no acervo.

 

A senha de acesso à BDI é de uso individual e intransferível e deve ser solicitada pelo servidor interessado por meio do endereço eletrônico biblioteca@ibram.df.gov.br.

ACERVO
31/05/2017

A Biblioteca Brasília Ambiental disponibiliza legislações, atos administrativos, publicações institucionais, planos de manejo e estudos ambientais, além de teses, dissertações e monografias de seus servidores.

 

O acervo, especializado em meio ambiente no âmbito do Distrito Federal, divide-se de modo a atender às necessidades informacionais dos usuários e aos objetivos do Instituto, reunindo informações em seus mais variados formatos e suportes, assim organizados:

 

I. Legislação e Atos Administrativos - reúne a legislação distrital de interesse, além de todos os atos administrativos emitidos e disponibilizados pelo Brasília Ambiental.  São exemplos de Atos Administrativos do Brasília Ambiental os atos de correspondência, os atos enunciativos, os atos normativos, os atos de ajuste, os atos comprobatórios, dentre outros;

II. Acervo da Memória Ambiental (AMA) - reúne os materiais bibliográficos institucionais gerados a partir das diversas atividades desempenhadas pelo Brasília Ambiental e pelos seus colaboradores. São exemplos de publicações da memória ambiental os plano de ocupação e uso, livros e revistas institucionais, relatórios técnicos, relatórios de atividades, relatórios de gestão, manuais, cartilhas, folhetos, cartazes, mapas, fotos, áudios, vídeos, trabalhos de conclusão de curso ou apresentados em eventos desde que ligados ao exercício profissional, dentre outros;

III. Acervo de Estudos Ambientais (AEA) - reúne todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsídio para a análise da licença requerida, no âmbito do Distrito Federal. São exemplos de Estudos Ambientais os planos de manejo, os estudos de impacto ambiental, relatório de impacto ambiental, relatório de impacto de vizinhança, plano de recuperação de área degradada, plano de controle ambiental, relatório de controle ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, análise preliminar de risco, dentre outros;

IV. Acervo Geral (AGE) - reúne os materiais bibliográficos de circulação comercial ou advindos de outras instituições, que guardem correlação com a área de meio ambiente ou que contribuam para a atividade profissional. São exemplos de publicações gerais os livros e revistas de circulação comercial e obras institucionais diversas.

PESQUISA
31/05/2017

Busca rápida

A pesquisa é feita em todos os campos ou em um campo específico.

 

Busca combinada

A pesquisa é feita em até quatro campos, com a possibilidade de combinar vários termos em uma mesma busca (E, OU, e NÃO). Além disso, são apresentados outros parâmetros, como o ano da edição.

 

Legislação

Pesquisa os Atos Administrativos e a Legislação de interesse do Brasília Ambiental.

 

 

Dicas

Use aspas para pesquisar um conjunto específico e exato de palavras.

 

Exemplo:

"Reserva da biosfera do cerrado" ao invés de Reserva da biosfera do cerrado.

 

Use esta opção apenas se estiver procurando termos exatos. Caso contrário, você poderá excluir resultados úteis.

 

Para mais dicas e informações, clique em 'Ajuda' na parte superior dessa página.

LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS
30/05/2017

Podem ser solicitados ou enviados aos bibliotecários via e-mail para separação. Dessa forma, após agendamento de visita, o material solicitado já estará separado para consulta.

 

Para isso, após a pesquisa, os itens de interesse devem ser selecionados à direita de cada resultado. Em seguida, o usuário deve clicar em 'Enviar para minha seleção', logo acima dos resultados. Finalizando, clicar em 'Minha seleção', no menu superior e de lá clicar em 'Enviar por e-mail'.

 

Quando o levantamento estiver finalizado, o usuário receberá um e-mail para o agendamento de visita.

 

Contato: biblioteca@ibram.df.gov.br

Últimas aquisições

Desenvolvido por Prima